Tecnologia
O processo de transformação de couros e peles é muito antigo, tendo alcançado nos últimos anos um alto nível de desenvolvimento tecnológico que possibilita processos mais eficientes e rápidos com menor agressão ao meio-ambiente.
No primeiro estágio de transformação, a RIBEIRA, as peles são hidratadas, depiladas e descarnadas, ficando assim, prontas para o início da segunda fase, o CURTIMENTO. Nesta etapa, o couro é quimicamente modificado adquirindo resistência e, neste estágio de transformação, é denominado WET BLUE devido ao aspecto úmido e coloração azul adquiridos através dos produtos químicos utilizados. As peles são, então, classificadas e medidas podendo ser vendidas ou estocadas para futura utilização em outros processos de transformação.
Para serem utilizadas na confecção de artigos para calçados, vestuário ou artefatos, as peles no estágio Wet Blue devem sofrer novo processo químico, o RECURTIMENTO e /ou TINGIMENTO, onde adquirirão características específicas em conformidade com a finalidade de utilização. Em seguida, passarão por vários processos mecânicos até atingirem suas características finais quando poderão ser utilizadas para confecção de calçados, vestuários ou artefatos.